quinta-feira, 15 de maio de 2014

Por onde começar?


Iniciar os estudos pode ser complicado. Precisamos planejar nossos horários de estudo, escolher um bom curso preparatório, separar os materiais necessários, etc. Diante das muitas opções que o mercado oferece, fica difícil filtrar e escolher aquilo que melhor se adapta ao nosso objetivo. Mostro agora os passos que acho importante seguir:




1 - Saber se você está comprometido com o objetivo.
Antes de qualquer coisa, é necessário fazer algumas perguntas a si mesmo: "Consigo me comprometer a seguir meu planejamento de estudos? Será que não seria mais inteligente aguardar até o próximo exame? Não estarei desperdiçando dinheiro ao ir fazer a prova sem ter estudado?". Nesse momento, é importante ter em mente que será necessário abdicar de algumas coisas e dedicar-se à preparação para a prova. Se você não está disposto a estudar para valer, por que fazer a prova? Ela ocorre quatro vezes ao ano, não há motivo para sair fazendo “à moda louca”. Ainda que você vá para a prova sem muita expectativa (pois sabe que não estudou) uma reprovação pode ser frustrante e desmotivadora.
Eu poderia ter feito o XIII Exame, mas achei mais inteligente esperar o momento em que eu dispusesse de tempo para estudar.

2 - Escolher um bom curso preparatório.
Vejo muita gente dizendo por aí que não quer gastar dinheiro com cursinho, que isso é bobagem e que dá pra estudar por conta própria. É claro que algumas pessoas são capazes estudar por conta própria, mas eu acho mais seguro ter um suporte, um guia. Muitas vezes, economizamos dinheiro estudando em casa, mas acabamos desperdiçando algo tão valioso quanto: o tempo. Não estou disposta a estudar mais do que uma vez para passar no Exame, então, preciso tornar meu estudo o mais completo e efetivo possível.
Como escolher um preparatório, então? Em primeiro lugar, precisamos acabar com esse mito de “se é caro é bom”, pois isso quase nunca é verdade... O melhor curso é aquele que oferece um preço justo, apresenta uma boa nominata de professores, disponibiliza uma carga horária adequada e um material de apoio que atenda à demanda da prova. E o mercado está cheio de boas opções, é só pesquisar. Não escolha um curso antes de comparar, pelo menos, uns cinco.
Eu escolhi fazer o Extensivo EAD da Verbo Jurídico, pois prefiro ter a liberdade de estudar em casa, nos horários que melhor se adaptam a minha rotina. O curso é este aqui: Extensivo OAB 1ª Fase Verbo Jurídico

3 – Escolha dos materiais.
Além do curso preparatório, é importante termos boas leituras complementares. Aqui, não aconselho utilizar as doutrinas (Hely Lopes, Fernando Capez, Venosa, etc.), pois são muito extensas e têm mais conteúdo do que precisamos. Para a OAB, é suficiente ler os livros com resumos específicos para o Exame da Ordem.
O fato de ser um resumo não significa que seu conteúdo seja raso. A proposta destes livros é trazer apenas o que é cobrado pela banca, ou seja, aquilo que é suficiente para a realização da prova. Eu estou utilizando o Livrão da OAB da Verbo Jurídico, pois ele vem junto com o curso que estou fazendo. Ele parece ser bom, mas existem várias boas opções por aí... Já ouvi colegas falarem bem do Teoria Unificada da Saraiva, por exemplo.
Fazer anotações manuscritas é importantíssimo para a fixação do conteúdo. Então, comprei fichas para fazer minhas anotações e resumos. É um costume que eu tenho de quando estudei para o vestibular. Elas são muito práticas, pois é só colocar numa pastinha e levar na bolsa, pra ler em qualquer lugar.
Também separei alguns post-its, para fazer anotações quando estiver lendo o Livrão (tenho dó de riscar o livro hehe).

                             

4 – Planejamento dos estudos. 
A 1ª fase do XIV Exame está marcada para o dia 03/08. Temos tempo suficiente para vencer todos os conteúdos, mas isso requer um planejamento. Nosso próximo post será só sobre quais matérias priorizar e como dividir o estudo dos conteúdos. 

É importante identificar a necessidade particular de cada um. Cada pessoa funciona de uma forma diferente. Observe o que funciona melhor para você, organize-se, planeje-se e vá em frente. Bons estudos! 
Unknown Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Claudia! Fica de olho, que semana que vem sai o post sobre a metodologia de estudo sugerida pelo Prof. Fábio.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir