Hoje trago para vocês o método de estudo sugerido pelo Prof. Fábio Ribeiro Mendes no livro “A Formação do Hábito de Estudo”. É um método mais complexo, composto por 4 etapas e, por isso, demanda mais tempo. Mesmo assim, acho válido compartilhar aqui com vocês, visto que tal método me parece ser bem eficiente.
O método é composto por 4 etapas: leitura panorâmica, marcação e sublinha, anotações e exercícios.
1 – Leitura Panorâmica
A primeira leitura do material deve ser abrangente e rápida, permitindo que se tenha uma expectativa em relação à extensão, grau de dificuldade e tempo estimado para o estudo. Leis os títulos, subtítulos, veja se há mapas, gráficos e figuras, analise a extensão do texto e nível de dificuldade da leitura. Esta etapa consiste em uma ligeira passada de olhos no texto, apenas para ter uma ideia do que virá.
2 – Marcação e Sublinha
Em um primeiro momento, é importante ler o texto de forma um pouco mais detida, mas ainda de forma rápida. Deve-se marcar os parágrafos importantes (que tragam definições, fatos cruciais, classificações, etc.) com uma chave ou um colchete. Após, deve-se passar à fase de sublinha. Nessa fase, deve-se reler o texto, desde o início, dando-se especial atenção aos parágrafos marcados e sublinhando-se as palavras-chave (atenção: evite sublinhar frases inteiras). Essas sublinhas irão direcionar como o estudante irá atuar na próxima fase.
3 – Anotações
Nessa fase, o estudante deve anotar, em uma página datada, tudo aquilo que foi sublinhado no texto. É importante que a página esteja datada, para que o estudante possa fazer uma revisão em ordem cronológica daquilo que estudou anteriormente. O objetivo das anotações é fixar o conhecimento obtido na leitura do texto e permitir que o aluno lembre-se da leitura do texto apenas consultando tais anotações.
4 – Exercícios
Esta etapa é a mais importante de todas. Primeiro porque é um método de estudo comprovadamente eficaz. Em segundo lugar, porque é o momento de testar se o estudo foi bem ou mal sucedido. No caso do Exame da OAB, é importante pegar questões de provas anteriores e ir resolvendo. Isso ajuda a criar familiaridade com a banca e o tipo de questão exigida por ela. Eu costumo estudar durante a semana e resolver questões no domingo.
Lembrando, como sempre, que regras de métodos de estudo não são universais. Cada um possui habilidades diferentes e, por isso, aprende de formas distintas. A melhor maneira de descobrir qual método de adapta melhor a sua personalidade é testando. Vá testando os vários métodos de estudo que você dispõe e veja qual dá mais resultado.
Bons estudos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário